Dia das Mães: 7 Filmes Asiáticos sobre mães para se emocionar

filmes asiáticos sobre mães

O Dia das Mães é sem dúvida uma data extremamente sensível e especial, dedicado àquelas que sempre nos cuidam e nos amam incondicionalmente. Separei então sete filmes asiáticos sobre mães para você assistir ao lado da sua e da sua família. Esse post é dedicado para todos os amantes do cinema oriental, para quem quer recomendações dos clássicos, e para aqueles que têm descendentes vindos de algum dos países abaixo (para matar a saudade e relembrar velhos tempos). Confira:

  1. Mother India (Índia, 1957)

mother india filmes asiáticos sobre mães

Considerado um épico hindu clássico, Mother India é o mais indicado para abrir essa lista, apesar de não ser contemporâneo. O filme é dirigido por Mehboob Khan e estrelado pela consagrada atriz Nargis, e até hoje ele é considerado um das produções hindus mais bem sucedidas e caras de todos os tempos. E para completar, também foi indicado ao Oscar de 1958 como Melhor Filme em Língua Estrangeira.

A história fala sobre uma mãe que pede dinheiro emprestado para um homem que controla a vila rural onde ela mora, a fim de ajudar financeiramente o filho Shyamu, que acabou de se casar com Rhada. Os três vivem juntos em condições difíceis e precárias. O problema começa quando Sukhihala, o homem que emprestou o dinheiro, se aproveita da ingenuidade da mulher e a faz assinar um documento que colocará toda a família em uma situação de extrema exploração.

‘Mother India’ tem uma carga de drama mais pesada, mas é um filme que recomendo não só pela temática do Dia das Mães, como também por se tratar de um clássico indiano. Se você deseja conhecer os clássicos hindus, pode começar por este.

  1. Chronicle of My Mother (Japão, 2011)

Chronicle of My Mother filmes asiáticos sobre mães

Do diretor Masato Harada e baseado na autobiografia de Inoue Yasushi, Chronicle of My Mother (Waga haha no Ki) é um filme japonês que retrata quinze anos de uma família lutando contra o abandono, o ressentimento e o envelhecimento. Ele engloba a busca de um filho, já adulto, tentando compreender o relacionamento com a mãe, recentemente diagnosticada com demência, na medida em que o homem tenta se reconectar com a própria família.

Esse filme esteve presente em muitos Festivais internacionais de cinema, e o autor do livro no qual o filme se baseia é um novelista bastante famoso no Japão.

  1. Mamãe (Japão, 1952)

okaasan filmes asiáticos sobre mães

Outro belíssimo filme japonês é Mamãe (Okaasan), do diretor Mikio Naruse. Ele conta, pela narrativa da filha, a história de uma pobre mãe que se sacrifica para sustentar a família e o marido doente em um subúrbio de Tóquio. Aqui, o consagrado diretor Naruse apresenta de forma brilhante o difícil período japonês do pós-guerra através do otimismo e inocência da juventude, incrementando com temas como perseverança, incerteza e sacrifício.

Curiosidade: Uma Mostra de Cinema só do Mikio Naruse já rodou o Brasil no final de 2013, graças a Fundação Japão, que reuniu 13 filmes do diretor para os públicos de sete capitais brasileiras. Foi com certeza uma ótima oportunidade para conhecer um pouco do seu trabalho, já que ele é responsável por nada menos que 89 produções cinematográficas.

Está gostando da lista? Curta a página do Facebook e acompanhe as atualizações do Blog!

     4. O Clube da Felicidade e da Sorte (EUA, 1993)

o clube da felicidade e da sorte filmes asiáticos sobre mães

Esse talvez já possa ser considerado um grande clássico dos cinemas dos EUA. Dirigido por Wayne Wang e produzido por Oliver Stone, O Clube da Felicidade e da Sorte (The Joy Luck Club) conta a história de quatro mulheres chinesas que nasceram nos Estados Unidos. Elas são filhas de outras quatro mulheres que nasceram ainda na China Feudal. Juntas, revisitam o passado e exploram no presente as relações entre elas e o restante de suas famílias.

O filme é baseado no livro de mesmo nome da autora Amy Tan, e chegou a ser indicado em vários prêmios internacionais de cinema.

  1. What’s for Dinner, Mom? (Japão, 2016)

whats for dinner mom filmes asiáticos sobre mães

O lançamento mais recente da lista, What’s for Dinner, Mom? (Mama, Gohan Mada?) é um daqueles deliciosos filmes de família que envolve drama e culinária. A história aqui se centra nas irmãs Tae Hitoto (Haruka Kinami) e Yo Hitoto (Izumi Fujimoto), que retornam para a antiga casa da família que está prestes a ser demolida. Lá, elas encontram uma caixa contendo receitas e cartas escritas pela mãe delas, que morreu há 20 anos. Esta havia se mudado para Taiwan e se casado com um taiwanês, o qual depois de sua morte, ela também veio a falecer depois de lutar uma batalha contra o câncer. Tae Hitoto decide então viajar para Taiwan para rastrear o passado da mãe e relembrar sobre a comida que ela fazia.

  1. As Montanhas se Separam (China, França e Japão; 2014)

as montanhas se separam filmes asiáticos sobre mães

Finalista pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2015, As Montanhas se Separam (Shan He Gu Ren), do diretor Zhang-ke Jia, encanta pelo roteiro e pela encantadora fotografia. A história acompanha a vida de Tao em três períodos, começando na província de Shanxi no final da década de 1990. Ali vemos a jovem moça dividida entre dois pretendentes, Zhang e Liangzi. Um é herdeiro de um posto de gasolina, e o outro trabalha em uma mina de carvão. Já nos anos de 2014 e 2025 vamos acompanhar as conseqüências das decisões que Tao teve que tomar ao longo dos anos anteriores.

O filme se divide em três épocas (contando com uma fotografia futurista brilhante) e aborda principalmente o relacionamento de Tao com o filho que ela teve com um dos dois pretendentes.

  1. Kabei: Nossa Mãe (Japão, 2008)

kabei nossa mae filmes asiáticos sobre mães

Também de um consagrado diretor japonês, dessa vez Yôji Amada, Kabei: Nossa Mãe (Kaabee) é o primeiro lugar da lista. O filme se passa em Tóquio, em 1940,e narra a história da mãe Kayo Nogami, que luta a todo custo para sustentar e criar suas duas filhas, enquanto o marido, Shigeru, é preso pelo governo acusado de ser comunista. Ela tem a ajuda da cunhada Hisako e de um ex-aluno de seu marido, Yamazaki, que agora é dono de uma pequena editora. Em meio à eclosão da Segunda Guerra Mundial, Nogami persevera tentando manter a alegria e a determinação, enquanto aguarda notícias do seu marido.

E aí, gostou da lista? Se sim, curta a página do Facebook e não perca outras listas temáticas, além de críticas, análises e recomendações de Mostras de Cinema Oriental que acontecem pelo país.

Feliz Dia das Mães!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário