Kung Fu Yoga: Polêmico filme de Jackie Chan pode ganhar sequência

O mais novo sucesso de Jackie Chan, Kung Fu Yoga, pode ganhar uma sequência. A revelação foi dada pelo ator Sonu Sood, que interpreta o personagem Randall no filme.
Segundo o Times of India, o ator disse que “adoraria levar o empreendimento adiante”, e que chegou a obter uma resposta positiva do diretor do filme, Stanley Tong: “Lembro que estava conversando com meu diretor Stanley Tong na China e ele estava muito feliz. Ele disse: ‘Estamos planejando produzir um Kung Fu Yoga 2’. Eu concordei com ele. O filme deveria ter uma série e que continuasse de novo e de novo”.

poster filme kung fu yoga jackie chanEstrelado por Chan e Sonu Sood, a produção é resultado de um acordo firmado em 2014 entre os governos da Índia e da China, com o objetivo de fazer três grandes coproduções cinematográficas.

A história do filme acompanha um professor de arqueologia (interpretado por Chan) que se une a uma professora indiana (Amyra Dastur) e uma assistente (Disha Patani) para localizar um tesouro no Tibete, mas acabam presos no local por um descendente de um capitão do exército real (Sonu Sood).

Segundo o China Film News, até o dia 5 de fevereiro, Kung Fu Yoga arrecadou na China cerca de 960 milhões de yuan (U$ 140 milhões). Sobre a resposta do filme, Sonu disse: “Estamos todos muito felizes em ver que o filme está recebendo tanto amor. Todo mundo adorou o filme, especialmente as crianças. Eles estão assistindo de novo e de novo.”

Vale mencionar que o diretor Stanley Tong já havia trabalhado com Jackie Chan antes, como em Police Story 3: Supercop, a Fúria do Relâmpago; Police Story 4: Primeiro Impacto, e Arrebentando em Nova York, todos eles lançados na primeira metade da década de 1990 e que fizeram um enorme sucesso.

No final de 2016, Chan chegou a receber um Oscar Honorário pelos seus 50 anos de carreira. Assista abaixo, com legendas em português:

Polêmica e esteriótipos

Apesar da ótima receptividade de Kung Fu Yoga, o filme vem enfrentando críticas por supostamente perpetuar esteriótipos “ultrapassados e ofensivos indianos”. Segundo o The Guardian, era para o filme “casar as tradições cinematográficas da China e da Índia”, mas que acabou não saindo como o esperado.

foto kung fu yoga jackie chanO site destaca a avaliação do portal The Wire, que descreve a produção como uma “série de falhas, vestindo inautenticidade em suas mangas como um emblema de honra”.

Já o Daily O disse que o filme “afirma os esteriótipos da China sobre a Índia”, enquanto que o Mid-Ray diz se tratar de “desi exotica — estrelando encantadores de serpentes e o grande truque de corda indiana”.

O The Guardian também aponta que muitos críticos consideraram Kung Fu Yoga uma propaganda do governo chinês, considerando uma cena em que um oficial pede ao personagem de Jackie Chan que ajude a “iniciativa Belt and Road”, um plano econômico pan-asiático de grande escala que pode consolidar o domínio regional da China.

Enquanto isso, Jackie Chan tem desfrutado de algumas homenagens pela sua carreira, como este que você confere abaixo, feito por um programa de TV chinês que surpreendeu o ator com os colegas de equipe que trabalharam com ele em seus filmes. A legenda está em inglês:

Jackie Chan Stunt Team surprises Jackie on 王牌对王牌

[English Sub] Jackie Chan Stunt Team surprises Jackie on 王牌对王牌 S2E01 20170120 Highlights

Posted by Jared WanFeng Ti on Monday, January 30, 2017

 

Kung Fu Yoga segue sem data de lançamento no Brasil.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário